
Consagração de uma nova Loja Justa e Perfeita no sul do Brasil e a instalação de seu
Deputado Mestre
Durante o último final de semana, nos dias 1º e 02 de março de 2025, foram realizadas nos Vales de Madri, na Espanha, diversas Cerimônias importantes na Prefeitura de São João Evangelista e no Diretório Nacional Escocês, marcando uma fase importante de crescimento, expansão e consolidação dos trabalhos da Maçonaria Retificada nas terras brasileiras.
O Grande Prior Diego Cerrato presidindo a cerimônia de Armamento anterior à consagração da Loja Oração e Caridade.
Estruturação da Classe Interna no Brasil
No último sábado à noite, dia 1º de março, ocorreu um Capítulo de Noviciado onde foi realizada a Cerimônia de Investidura como Escudeiro Noviço do BAI Daniel Balestrin, membro do quadro de Oficiais da Loja Oração e Caridade nº 22. Esta Cerimônia ocorreu na sede do Grande Capítulo da Ordem dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa do G.P.R.D.H., sediada nos Vales de Madri, na Espanha.
No mesmo local, durante a madrugada de domingo, dia 2 de março, houve o Ofício da Vela de Armas, um ato de grande solenidade que precedeu a Cerimônia de Armamento de dois novos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa (C.B.C.S.), sendo um deles a do BAI Daniel B. L. Faria Corrêa de Souza, que foi sagrado com o nome cavaleiresco de Eques a Caritatis. Esta sagração marca um passo importante para a consolidação da Ordem Interna do G.P.R.D.H. no Brasil, em especial para a Comendadoria São Francisco de Assis, da Prefeitura de São João Evangelista.
Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa reunidos na Prefectura de Madrid para a Cerimônia de Armamento
Consagração da Justa e Perfeita Loja Oração e Caridade nº 22
Também no domingo, foi realizada pelo Diretório Nacional Escocês a Cerimônia de Consagração da Justa e Perfeita Loja Oração e Caridade nº 22, jurisdicionada ao Gran Priorato Rectificado de Hispania (G.P.R.D.H.) e sediada nos Vales de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Consagração aprovada pelo Supremo Grande Conselho conforme o Decreto nº 2025/03, emitida em 25 de fevereiro. Durante a Cerimônia, foi instalado seu primeiro Deputado-Mestre, o BAI Daniel Barbosa L. F. Corrêa de Souza, que atualmente é o Venerável Mestre da mesma Loja. Com a sua instalação, lhe foi entregue a Carta Patente que outorga autoridade a esta nova Loja Escocesa para a prática regular dos quatro graus da Classe Simbólica da Ordem Retificada.
Esta nova Loja Escocesa terá sob sua responsabilidade, o cuidado das seguintes Respeitáveis Lojas de São João: Cavaleiros da Solidariedade Nº 14 do Oriente de Pelotas-RS, Cavaleiros de Cristo nº 19 do Oriente de São José-SC, St. Bernard de Clairvaux nº 23 do Oriente de Florianópolis-SC e o Triângulo Maçônico Retificado Perfecta Amistad nº 28 do Oriente de Rivera, Uruguay.
Com esta Consagração, o G.P.R.D.H. já conta com duas Lojas Justas e Perfeitas no Brasil, sendo a primeira, a Justa e Perfeita Loja Vera Cruz nº 17, sediada nos Vales do Rio de Janeiro-RJ, Consagrada em maio de 2022 em Cochabamba, na Bolívia (Decreto nº 2022/03), e tendo como seu Deputado-Mestre o BAI João Dias Neto, que também ocupa atualmente o cargo de Grande Visitador-Geral para o Brasil.
Mesa auxiliar com os utensílios dispostos para a Consagração da Loja Oração e Caridade Nº 22, durante os trabalhos do Diretório Nacional do G.P.R.D.H.
Renovação dos votos de obediência e dedicação integral ao G.P.R.D.H. e aos princípios fundacionais do Regime Escocês Retificado
A Justa e Perfeita Loja Oração e Caridade agradece todo auxilio e empenho que os Grandes Dignatários do Gran Priorato Rectificado de Hispania tem dispensado aos interesses dos Irmãos no Brasil. Esta dedicação e amparo muito nos inspira e fortalece para que continuemos, firmes e coesos, na estruturação, expansão e consolidação dos trabalhos no território brasileiro.
São por estes e outros motivos, que reafirmamos categoricamente, nosso total compromisso pelo reconhecimento, defesa e conservação do Regime Escocês Retificado em sua especificidade organizativa, estrutural e doutrinaria, a fim de que sua essência não seja alterada pelo tempo, promovendo e conservando o Regime Escocês Retificado em total fidelidade aos seus Princípios fundacionais, promulgados no Código Maçônico das Lojas Reunidas & Retificadas de França e no Código Geral dos Regulamentos dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa, tal como foram aprovados pelos Deputados dos Diretórios no Convento Nacional de Lyon em 1778.
Os princípios de Regularidade
O Gran Priorato Rectificado de Hispania proclama que estas leis e princípios nos quais se inspira (assim como a doutrina iniciática resultante das instruções de a Ordem), foram considerados como invioláveis pelos Fundadores do Regime Escocês & Retificado, e nenhuma instância, Maçônica ou Cavaleiresca, tem poder de modificá-los, nem de transformar suas regras ou seu espírito, ou mesmo submetê-los a interpretações dogmáticas, confessionais, obedienciais ou profanas, mas que seu primeiro dever, claramente estipulado e explicitamente determinado, é o de respeitá-los e fazê-los respeitar. Estes Princípios implicam necessariamente que a Ordem resultante da Reforma de Lyon em 1778 obtêm unicamente sua legitimidade e sua “regularidade”, independente das qualificações iniciáticas de seus membros, por sua fidelidade observada ante os princípios enunciados e decretados em 1778 durante o Convento das Gálias e ratificados no Convento de Wilhemsbad em 1782.
Alguns dos irmãos presentes no ato do Diretório Nacional do G.P.R.D.H. após a Consagração da nova Loja.










