FESTA DA RENOVAÇÃO DA ORDEM RETIFICADA DE 06 DE NOVEMBRO
Há 239 anos que a Maçonaria Retificada tomava forma no Convento Nacional de Lyon, realizada em novembro de 1778. É a partir deste Convento que data o Código Maçônico das Lojas Reunidas e Retificadas que prevê, no capítulo de Banquetes e Festas, juntamente com as festas dos dois São João, esta festa de renovação da Ordem no dia 6 de novembro.
Desde então, apesar das graves dificuldades de todos os tipos, a transmissão espiritual se manteve viva, apesar dos variados âmbitos que tentaram adulterá-la ou submetê-la ao dogmatismo sectário, ela ainda mantém sua pureza em nossa Ordem, mostrando como, pela sua forma e sua organização, culminando no desenvolvimento de um ensinamento doutrinário, o Regime Retificado é absolutamente autossuficiente e completo, não necessitando de qualquer outro complemento externo.
É por isso que o Grande Priorado Retificado de Hispânia mantém-se firme em reconhecer, defender e preservar o Regime na sua especificidade organizacional, estrutural e doutrinal, a fim de que sua essência não seja alterada pelo tempo, declarando a nossa vontade de promover o referido Regime Retificado preservando a todo momento a fidelidade íntegra aos seus Princípios fundacionais promulgados nos Conventos de Lyon (1778) e Wilhelmsbad (1782). E é isso que celebramos a cada ano na Festa da Renovação da Ordem Retificada, no dia 6 de novembro.