Sello Oração E Caridade

Respeitável Loja de São João

Oração e Caridade nº 22

BLOG

FESTA DA RENOVAÇÃO DA ORDEM RETIFICADA DE 06 DE NOVEMBRO

nov 7, 2021Artigos, História0 Comentários

FESTA DA RENOVAÇÃO DA ORDEM RETIFICADA DE 06 DE NOVEMBRO

Há 239 anos que a Maçonaria Retificada tomava forma no Convento Nacional de Lyon, realizada em novembro de 1778. É a partir deste Convento que data o Código Maçônico das Lojas Reunidas e Retificadas que prevê, no capítulo de Banquetes e Festas, juntamente com as festas dos dois São João, esta festa de renovação da Ordem no dia 6 de novembro.

Desde então, apesar das graves dificuldades de todos os tipos, a transmissão espiritual se manteve viva, apesar dos variados âmbitos que tentaram adulterá-la ou submetê-la ao dogmatismo sectário, ela ainda mantém sua pureza em nossa Ordem, mostrando como, pela sua forma e sua organização, culminando no desenvolvimento de um ensinamento doutrinário, o Regime Retificado é absolutamente autossuficiente e completo, não necessitando de qualquer outro complemento externo.

É por isso que o Grande Priorado Retificado de Hispânia mantém-se firme em reconhecer, defender e preservar o Regime na sua especificidade organizacional, estrutural e doutrinal, a fim de que sua essência não seja alterada pelo tempo, declarando a nossa vontade de promover o referido Regime Retificado preservando a todo momento a fidelidade íntegra aos seus Princípios fundacionais promulgados nos Conventos de Lyon (1778) e Wilhelmsbad (1782). E é isso que celebramos a cada ano na Festa da Renovação da Ordem Retificada, no dia 6 de novembro.