Sello Oração E Caridade

Respeitável Loja de São João

Oração e Caridade nº 22

BLOG

Homen Interior

“No momento da separação, Saint-Martin deu seu retrato à Sra. Saltzmann, não a Saltzmann, uma mulher dotada de grande caráter, prudente como poucos, e mais cética do que crente, mas cheia de admiração pela humildade sedutora do místico” (Jacques Matter, Saint-Martin, le Philosophe inconnu, Paris, Didier, 1862, p. 161.)

O HOMEM INTERIOR É DE NATUREZA ESPIRITUAL E ETERNA

Por Frédéric-Rodolphe Saltzmann

A carta de despedida de Saltzmann para sua esposa e filhos, quando ele deixou a Alsácia em 1793 e começar uma vida errante:

“Onde estou? Na terra de Deus, sob a poderosa custódia de nosso Deus. Graças lhe sejam dadas, a ele tudo de bom! Caia de joelhos e renda graças a Deus. Seus caminhos não são nossos caminhos. Ele certamente saberá fazer as coisas convergirem para o nosso bem. Confiemos perfeitamente Nele, Jesus Cristo, nosso Rei Supremo. Derramo lágrimas de tristeza e gratidão. A vida humana é limitada e as distâncias são grandes. Eu sinto isso. Mas o espírito está próximo, e estaria ainda mais se tivéssemos fé. Oh preciosa solidão! Quem são aqueles que te amam, te percebem, te sabem aproveitar como deveriam? Você dá força aos fracos, conhecimento aos ignorantes. Constituiriam os sentidos externos o ser inteiro? Podemos acreditar, olhando como os homens agem. Os sentidos não constituem a pátria essencial do homem. O homem interior é de natureza espiritual e eterno. Na solidão, ele percebe os seres espirituais que se aproximam dele e se aperfeiçoa quando entra em contato com eles. Sim, feliz é aquele que goza da solidão e sabe aproveitá-la. É a escola da vida eterna.

Passei seis dias deliciosos e muito solitários em Mollau. Bendito seja Deus eternamente pelo sentimento da minha pequenez e de minha naditude e pela fome de Deus que me foi brindada. Ele me preparou como um pai para minha viagem e também como um pai me protegeu. Louvado seja pela eternidade. Que ele mesmo abençoe meu digno benfeitor. O fará. Ele abençoará também a ti, meu amor. Ele abençoará sua alma e nela ativará a obra iniciada. Há alguns dias foi o aniversário do seu nascimento. Eu orei a Deus por ti, e também caminhando oro por você. Era uma forma de orar por mim mesmo. Que cada dia seja para nós um dia de nascimento para a vida eterna. Porque a vida terrena não é vida. Como nos alegraremos mais adiante dos tempos presentes. São sementes para a eternidade.

O céu está cinza, a terra está congelada, o inverno chegou. Que o inverno nunca se apodere dos nossos corações! Que Deus faça derreter o gelo dos nossos corações sob o calor do seu amor! Que nossos corações sejam consumidos por um santo amor! Porque devemos tornar-nos santos, ser santos como Deus.

Que Deus lhe dê força e te ajude a suportar teus sofrimentos com valor. Diga olá à Sra. Bruder e ao Sr. Daum. Abrace as crianças com ternura por mim. Adeus!”