Sello Oração E Caridade

Respeitável Loja de São João

Oração e Caridade nº 22

BLOG

Novas Lojas de São João e de Santo André no Brasil Jurisdicionadas ao G.P.R.D.H.

maio 21, 2022Vida da Ordem0 Comentários

Novas Lojas de São João e de Santo André no Brasil Jurisdicionadas ao G.P.R.D.H.

Durante os dias 13 e 14 de maio, nos Vales de Cochabamba (Oriente da Bolivia), aconteceram diversos Trabalhos da Ordem Rectificada que ampliarão e potencializarão notavelmente a atividade da Classe Maçônica no Brasil.

Mestres Escoceses de Santo André e Lojas de São João

Após serem recibidos Mestres Escoceses de Santo André os Irmãos MM. Brasileiros Daniel Barbosa L. F. C. de S., Juarez Fernandes dos S. e Luciano Pereira dos S., na cerimônia oficiada na J. e P. L. Cavaleiros do Graal nº 8, dois Triângulos Maçônicos Retificados do Brasil foram constituidos como novas Lojas de São João: a R.L. Cavaleiros da Regeneração 18 em Foz do Iguaçu (Paraná) (Decreto 2022/04) e a R.L. Oración e Caridade nº 22 no Rio Grande do Sul (Decreto 2022/05). Seguidamente foram instalados os seguintes Veneráveis Mestres: Juarez Fernandes dos S. como V.M. da R.L. Vera Cruz nº 17, João das Neves D. N. como VM da R.L. Cavaleiros da Regeneração nº 18 e Daniel Barbosa L. F. C. de S. como VM de la R.L. Oração Caridade nº 22.

J. e P. Loja Vera Cruz n° 17

E graças a perseverança e o bom trabalho destes Irmãos também foi possível consagrar e patentar a Justa e Perfeita Loja de Mestres Escoceses de Santo André Vera Cruz nº 17 que trabalhará nos Vales do Rio de Janeiro, sendo instalado como seu primeiro Deputado Mestre o Respeitável Irmão João das Neves D. N. (Decreto 2022/03). A Consagração e instalação foi levada a efeito pelo Visitador Geral para a América Latina, o Respeitável Irmão Juan Carlos Avilés V., por delegação do Sereníssimo Grão Mestre/Grão Prior.

Congratulações e empenho do GPRDH

Nos congratulamos pela força e vigor que a Ordem Retificada tem mostrado no Brasil e pelos vínculos fraternais que permitiram uma correta transmissão através da Bolivia, o que permite expandir a Orden na América Latina sob os auspícios do Gran Priorato Rectificado de Hispania, reafirmando solenemente o compromiso indefectível pelo reconhecimento, a defesa e a conservação do Regime Escocês Retificado em sua especificidade organizativa, estrutural e doutrinaria, a fim de que sua essência não seja alterada pelo tempo, declarando sua vontade de promover tal Regime Retificado conservando em todo momento a fidelidade integral a seus Princípios fundacionais promulgados no Código Maçônico das Lojas Reunidas & Retificadas de França e no Código Geral dos Regulamentos dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa, tal como foram aprovados pelos Deputados dos Diretórios no Convento Nacional de Lyon em 1778.

Os princípios de Regularidade

O Gran Priorato Rectificado de Hispania proclama que estas leis e princípios nos quais se inspira (assim como a doutrina iniciática resultante das instruções de a Ordem), foram considerados como invioláveis pelos Fundadores do Regime Escocês & Retificado, e nenhuma instância, Maçônica ou cavalheiresca, tem poder de modificá-los, nem de transformar suas regras ou seu espírito, ou mesmo submetê-los a interpretações dogmáticas, confessionais, obediênciais ou profanas, mas que seu primeiro dever, claramente estipulado e explícitamente determinado, é o de respeitá-los e faze-los respeitar. Estes Princípios implicam necesariamente que a Ordem resultante da Reforma de Lyon em 1778 obtem únicamente sua legitimidade e sua “regularidade”, independente das qualificações iniciáticas de seus membros, por sua fidelidade observada ante os principios enunciados e decretados em 1778 durante o Convento das Galias e ratificados no Convento de Wilhemsbad em 1782.