Sello Oração E Caridade

Respeitável Loja de São João

Oração e Caridade nº 22

BLOG

INVOCAÇÃO DE ADÃO PARA SUA RECONCILIAÇÃO

Martines de Pasqually revela-nos, numa das mais belas e comoventes passagens do Tratado, a magnífica oração que Adão pronunciou ao Eterno, curvando o rosto ao solo, para obter a sua reconciliação, assim como a da sua posteridade. A oração que permite que cada Irmão do Regime Escocês Retificado se beneficie recitando-a quando sentir a necessidade de redescobrir o caminho do arrependimento, fechando-se silenciosamente na solidão de seu recinto, para implorar a seu Pai que está nos céus. Oração que é também a afirmação de todos os atributos Divinos e Nomes relacionados ao Criador e que Adão, que antes havia desprezado, invejado e negado, agora proclamou em louvor edificante da glorificação:

“Foi após esse evento terrível (a Queda) que Adão reconheceu, ainda mais fortemente, a enormidade de seu crime. Logo ele foi gemer por sua falta e pedir perdão por sua ofensa ao Criador. Ele entrou em recolhimento e, nele, em gemidos e lágrimas, invocou assim o Criador Divino:

“Pai da caridade, de misericórdia; Pai vivificante e de vida eterna; Pai Deus dos deuses, dos céus e da terra; Deus forte e fortíssimo; Deus de justiça, de punição e de recompensa; Eterno onipotente; Deus vingador e retribuidor; Deus de paz, de clemência, de compaixão caridosa; Deus dos espíritos bons e maus; Deus forte do Sabath; Deus de reconciliação de todo ser criado; Deus eterno e onipotente das regiões celestes e terrestres; Deus invencível, existente necessariamente, sem princípio nem fim; Deus de paz e satisfação; Deus de toda dominação e potência de todo ser criado; Deus que deplora e recompensa quando lhe apraz; Deus quadruplamente forte das revoluções e dos exércitos celestes e terrestres deste universo; Deus magnífico de toda contemplação, dos seres criados e das recompensas inalteráveis; Deus pai sem limite de misericórdia em favor de sua fraca criatura, ouve aquele que geme diante de Ti pela abominação de seu crime. Ele é tão somente a causa segunda de sua prevaricação. Reconcilia teu homem em ti e subjuga-o para todo sempre. Abençoa-o para que no futuro ele permaneça inquebrantável em Tua Lei. Abençoa também a obra feita pela mão do Teu primeiro homem, a fim de que ela não sucumba, assim como eu, às solicitações daqueles que são a causa de minha justa punição e da obra de minha própria vontade. Amém.”

 

(Obra “Tratado sobre a Reintegração dos Seres”)