Sello Oração E Caridade

Respeitável Loja de São João

Oração e Caridade nº 22

BLOG

Conhecimento Iniciático Santuário do Espírito

O Trabalho do Maçom Rectificado

O Trabalho do Maçom Rectificado: O trabalho que realizamos na Loja é sagrado, pois é dedicado a Deus e realizado para Sua maior Glória…

A queda a sua reparação

A queda a sua reparação: A sentença ditada pelo Eterno ao primeiro homem foi muito justa e sua prevaricação deve ser punida com a privação…

O Delta radiante – Et Tenebrae eam non…

O Delta radiante, no Regime Escocês Retificado, representa a Imagem primitiva do primeiro Adão, que se tornou visível com o último Adão…

JEAN-BAPTISTE WILLERMOZ SOBRE A IGREJA DE ROMA

Este projeto está muito longe de nossos pensamentos, e talvez possa estar mais longe ainda do meu em particular; esta união não proporcionaria a Ordem nenhum bem essencial, e teria grandes inconvenientes…

A Criação de Lojas Simbólicas no RER

A Criação de Lojas Simbólicas no RER: só pode ser consagrada sob a autoridade de um Deputado-Mestre, que é ao mesmo tempo o Comendador…

Mestre Escocês de Santo André

Nosso Mestre Escocês de Santo André representa e põe em ação todas as grandes épocas históricas que aconteceram em torno do Templo de Salomão. Substitui os graus referidos como “altos graus” em outros sistemas…

80º ANIVERSÁRIO DO DESPERTAR DO RER NA FRANÇA

Em 19 de dezembro de 2015, o Grão-Mestre/Grão-Prior do G.P.R.D.H. participou, junto a uma Suntuosa delegação espanhola, da Festividade Nacional do Diretório Nacional Retificado da França…

Fênix renasce em Lyon

Fênix renasce em Lyon: Se reafirmou o espírito refundador da Ordem Retificada de acordo com seus princípios fundacionais, tal como foi estabelecido por Jean-Baptiste Willermoz …

II Encontro Nacional Brasil Rectificado

Aconteceu no último final de Semana de Novembro de 2022, em Foz do Iguaçu – Paraná, o II Encontro Nacional das Lojas Retificadas Jurisdicionadas ao Gran Priorato Rectificato de Hispânia, “Brasil Retificado”.

Substitução de Tubalcaim por Phaleg

La substitução de Tubalcaim por Phaleg tende a estabelecer uma diferença essencial na busca da verdade maçônica…

O AUTÊNTICO “CONHECIMENTO” INICIÁTICO
DA ENTRADA AO “SANTUÁRIO DO ESPÍRITO”

Jean-Marc Vivenza,
Martines de Pasqually e Jean-Baptiste Willermoz,
Le Mercure Dauphinois, 2020, pp. 676-677

Conhecimento Iniciático Santuário do Espírito

“Willermoz, apoiando-se em São Basílio de Cesaréia (330-379) e no seu De Spiritu, e na carta do Papa Inocêncio I a Decentius [bispo de Gubbio] sobre o “dom do Espírito”, textos cuja leitura ele aconselhava aos Cavaleiros Grandes Professos, ele estava convencido de algo que assumiria como seu.

Será por esta razão que nos mostrará como, pela sua forma e pela sua organização que culminam no desenvolvimento de um ensino doutrinal, o Regime Retificado é absolutamente autossuficiente e completo, não necessitando de qualquer outro complemento externo.

Esta convicção se fundamenta no segredo do verdadeiro culto, transmitido de época em época, revelando-se na prática na identidade que existe entre “verdade” e “revelação” do Espírito.

Isto significa que, para quem foi iniciado nos mistérios da Ordem, a ciência divina nada mais é do que a relação íntima e interior com Deus. Relação em forma de “revelação”, que é ao mesmo tempo, e no mesmo ato, a descoberta da “presença” íntima do Ser eterno e infinito, em que consiste “La Chose” [“A Coisa”], e a prática da celebração do verdadeiro culto “em espírito e em verdade” (João, 4:24), pois a partir da experiência do Espírito que o homem é capaz de viver e sentir na sua alma, de tal forma que isto possa acontecer no caminho aprofundado e esclarecido pela fé, chega-se, por uma graça sobrenatural, ao autêntico “conhecimento” que dá entrada ao “Santuário”. Tal é o segredo iniciático do Regime Escocês Retificado.”

* * *

“O Espírito só se comunica àqueles que são dignos dele, não segundo uma medida única, senão distribuindo sua operação em proporção à sua fé”.

São Basílio de Cesaréia, De Spiritu

“Vejam com que diligência, em qualquer circunstância e em todos os lugares, nas solenidades religiosas do Culto Católico, o maior luxo possível é exibido em iluminações, belas decorações, ornamentos estupendos, que são totalmente estranhos ao verdadeiro objeto do culto, que consiste essencialmente, como disse Jesus Cristo à mulher samaritana, em ‘adorar a Deus em Espírito e em Verdade’.”

Jean-Baptiste Willermoz, Carta a Achard, 1807.