A ORAÇÃO – por Jean Baptiste Willermoz
Meus pensamentos e os dos outros, B.M. de Lyon (Ms 5476)
O estudo sem a oração, disse há muito tempo um sábio, é um verdadeiro ateísmo, e a oração sem o estudo é uma vã presunção. Isto quer dizer que quem crê poder adquirir uma verdadeira luz pelo estudo e só pela força de sua aplicação, pensa e age como um ateu, e quem presume que para obter o conhecimento da verdade lhe é suficiente pedi-la em suas orações, sem fazer nenhum esforço para descobri-la e sem meditar sobre suas vias, só é um homem presunçoso, covarde e indiferente ante ela. O primeiro só adquirirá uma ciência vã e perigosa, o outro continuará na ignorância.
[…]
Verdade eterna, tu me envolve com teus raios, mas as sombras tenebrosas se levantam sem cessar ante minha alma e me impedem de elevar meu olhar até ti.
Todos os dias, pela tarde e à meia-noite, pela manhã e ao meio-dia, te invoco com ardor. Meus esforços são vãos e inúteis. O espesso véu de minhas afeições materiais privam meus olhos de tua luz.
As imagens dos objetos aos quais são livres aos meus sentidos, se colocam em grande número entre tua ação benfeitora e os débeis esforços de minha vontade; me desviam e me arrastam por suas ilusões enganosas. Tu me escapas e perco a esperança de chegar a ti.
Óh verdade sem a qual meu ser só é nada, não cessarei de invocar-te. Até que haja satisfeito meu desejo, meus anseios serão minha única existência. Escuta minha voz, vem a ativar o que te peço com tanto ardor. Abjuro do amor aos objetos sensíveis; somente a ti amarei e contemplarei para sempre como minha única vida. Pois tu és a vida do homem, e sei com evidência que meu destino é viver sempre em ti e contigo.
[…]
Onde poderei encontrar a ciência da sabedoria? Tenho passado os dias e as noites nas busca e nas meditações e ainda me pergunto onde se oculta. O homem está longe de conhecer e de saber seu preço.*
Não se encontra nem nas profundidades do mar nem nos abismos da terra. Onde se encontra então esta sabedoria e esta inteligência? Onde a poderei encontrar? Tenho consultado a todos os seres vivos; nenhum a percebeu ainda, e tenho visto que não está neles… Só Deus conhece a rota que conduz até ela; Ele sabe onde se encontra.
Quando Ele deu leis a todos os seres, submeteu às suas ordens os ventos e as tempestades, e dirigiu o raio na direção que lhe impôs, a sabedoria estava diante Dele. Então, disse ao homem: “Só encontrarás a ciência e a inteligência no temor ao Senhor”.